
Pé de meia nas escolas
By: Noemi Andrade


Nesta sexta-feira (18), o Centro de Educação do Lago (CEL) recebe a equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a gravação de uma reportagem especial do programa Voz do Brasil. O foco será o Pé de Meia, programa do governo federal que oferece um incentivo financeiro mensal a estudantes do ensino médio da rede pública.
No CEL, cerca de 120 estudantes dos três anos do ensino médio já são beneficiados pela iniciativa. O valor é depositado mensalmente em uma conta em nome do aluno e pode ser utilizado para auxiliar em despesas escolares ou necessidades pessoais.
Para muitos, o Pé de Meia tem feito mais do que garantir a permanência na escola — tem mudado vidas. É o caso de Maria, aluna do 1º ano. “Eu participava das aulas de futsal, mas não tinha chuteira. Tinha que jogar de tênis normal, escorregava e acabava me machucando. Quando recebi o dinheiro, comprei minha primeira chuteira. Agora consigo jogar de verdade e até melhorei meu desempenho”, conta.
A visita da EBC ao CEL reconhece o impacto do programa na rotina escolar e destaca o papel da educação pública na construção de um futuro melhor. A gravação das entrevistas será feita durante o turno normal de aulas, com alunos contando como o apoio financeiro tem ajudado em suas trajetórias.


Estudantes da rede pública visitaram embaixadas e o PNUD em Brasília pelo Programa do CEL
Entre os dias 8 e 10 de outubro de 2024, estudantes do ensino médio da rede pública dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) participaram de uma imersão diplomática em Brasília. A programação incluiu visitas a seis embaixadas e à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A iniciativa foi promovida pelo BrC — consórcio formado pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e pelo Distrito Federal — com o objetivo de estimular a integração regional e ampliar o conhecimento dos jovens sobre relações internacionais e desenvolvimento global.
Ao todo, 21 estudantes foram selecionados, sendo três representantes de cada unidade federativa, e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de diplomatas e representantes internacionais, além de debater temas ligados à cooperação global e ao papel das instituições multilaterais no desenvolvimento social e econômico.